Dos princípios gerais
de ensino, há inúmeras situações especificas em sala de aula que se prestam
particularmente bem ao “ensino” do numero, para estimular o pensamento numérico
das crianças. Não adianta “ensinar” o conceito matemático se não for através de
situações que conduzam á quantificação de objetos, de forma lúdica, como os
jogos em grupo e a vida diária. A quantificação constitui uma parte inevitável
da vida diária, e no trabalho com criança pequena essa tarefa de quantificação
deve acontecer de maneira natural e significativa. Alguns exemplos a ser
citados que auxilia na aprendizagem é a distribuição de materiais (divisão), na
divisão e coletas dos objetos (composição aditiva), no registro de informações,
na arrumação da sala (quantificação numérica). Os jogos também proporcionam condições
de desenvolver o pensamento lógico-matemático e começar a fazer representações,
desenvolve as estruturas mentais indispensáveis para a construção e conservação
de números.
Com relação ao jogo como recurso para auxiliar a aprendizagem,
Kamii traz que a criança precisa ser encorajada na troca de ideias sobre como
querem jogar e mostra diversos modelos de jogos e brincadeiras que podem ser
aproveitados na aprendizagem da criança: dança das cadeiras, jogos com
tabuleiros, jogos de baralho, jogos com bolinha de gude, jogos da memória,
etc.. O jogo com alvos, como bolinhas de gude e o de boliche, são bons para a
contagem de objetos e a comparação de quantidades, o jogo de esconder envolve
divisão de conjuntos, adição e subtração, as corridas e brincadeiras de pegar,
envolve quantificação e ordenação de objetos, os jogos de tabuleiros, são
usados para trabalhar também a construção de quantificação, os jogos de
baralho, desenvolve o pensamento lógico e numérico. Trabalhar com jogos precisa
também de atenção do professor sobre os alunos para identificar os objetivos a
ser trabalhado e escolher o jogo certo para cada conceito matemático. Então se
percebe que a inteligência desenvolve-se ao ser usado ativamente e deve assim
ser encorajado o pensamento, pois há inúmeras maneiras naturais e indiretas
para o professor estimular a criação de todos os tipos de relações em ter
espécies e eventos, e dentro de um quadro de referência piagetiana, que pela
abstração reflexiva se dá a construção de uma estrutura numérica pela criança.