quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Outras possibilidades


E ainda bem que existem outras formas de se aprender e ensinar matemática não é mesmo??? Cada professor deve ficar atento para saber se os alunos estão se apropriando do que ele  está ensinando e quando notar que os alunos estão enfrentando dificuldades, ele deve parar e retomar o conteúdo de uma outra maneira, estimulando os alunos para que não desanimem.
      As operações matemáticas, por exemplo, devem ser feitas passo a passo, mostrando ao aluno o porquê de ser feita de determinado jeito e como foi que o professor chegou ao resultado. Mas os alunos também têm sua parcela nesta operação, para que ambos os lados possam ter um bom resultado nessa aprendizagem.   

Divisão


É o ato de dividir ou fragmentar algo em partes iguais.

Exemplo:  27 ÷ 3 = 9

                   27 é o dividendo, o 3 é o divisor, o 9 é o quociente ou cociente e o  0 é o resto.
Na divisão exata o resto é 0. 

  A prova real é feita multiplicando o quociente e o divisor. Quando a conta não é exata, após fazer a multiplicação entre o quociente e o divisor soma-se o resto.

Atividade 



A prova real  na conta de divisão:    multiplicar o divisor e o quociente e somar com o resto (se houver).

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Multiplicação


Denomina-se a operação matemática, que consiste em repetir um número, chamado multiplicando, tantas vezes quantas são as unidades de outro, chamado multiplicador, para achar um terceiro número que representa o produto dos dois.
 Multiplicação é a adição de parcelas iguais, onde o produto é o resultado da operação multiplicação e os fatores são os números que participam da operação.

Exemplo:  135   --  Multiplicando
                x   4   -- Multiplicador
               5 4 0   -- produto


Exemplo 2 :        1327
                           x  13   
                        3 6 7 1
                        1 2 7         + 
                        4 9 4 1


Atividade

Subtração


A subtração é o ato ou efeito de subtrair algo. É diminuir alguma coisa. O resultado desta operação de subtração denomina-se diferença ou resto.

Exemplo:     7 - 5 = 2             

Ao número 7 dar-se o nome de minuendo e 5 é o subtraendo.

7
5  -
2

A operação de subtração pode ser considerada como a operação inversa da adição.

Atividade


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Adição


A primeira operação fundamental na Matemática é a adição. Esta operação é que o ato de adicionar,  juntar algo em sua totalidade.

Exemplo:                    5 + 3 =8

5 e 3 são as parcelas; 8 é a soma ou resultado da operação de adição. A operação realizada acima denomina-se, então, ADIÇÃO.
A adição de dois ou mais números é indicada pelo sinal + que deve ficar a direita da conta para não atrapalhar.Para calcular a adição, colocamos os números em ordem de unidade, dezena, centena e milhar. Feito isto pode ser efetuada a soma da operação adição.


Exemplo:
                                5
                                3   +
                      8

Atividade



Operações Matemáticas


   Operação vem de opera que em latim significa trabalho. Ou seja, operações matemáticas são trabalhos com números e ao realizar qualquer uma das operações vamos movimentar quantidades. 
  A primeira operação fundamental na Matemática é a adição. Adicionar, juntar.
  A segunda operação fundamental na Matemática é a subtração. Tirar.
  A terceira operação fundamental na Matemática é a multiplicação. Soma refinada.
  A quarta operação fundamental na Matemática é a divisão. Repartir em partes iguais.


Quem inventou os números


 

Os Egípcios inventaram conjuntos de símbolos conhecidos como hieróglifos para representar números. A escrita hieroglífica constitui provavelmente o mais antigo sistema de escrita do mundo. Mais tarde com a necessidade dos mercadores marcarem preço e quantidade de artigos que vendiam os romanos inventaram uma nova forma de representar os números que ficou conhecida como sistema de numeração romana.
  Outro sistema de numeração importante foi o da Babilônia , criado a aproximadamente 4 mil anos e segundo documentos da época os babilônicos possuíam grande conhecimento matemático. Os símbolos babilônicos são conhecidos como cuneiformes porque tem  a forma de uma cunha .
  Com os aumentos das trocas comerciais entre o sul da Europa e o Norte da África  o sistema de numeração romana começou a ser substituído pelo sistema hindo-árabe. 
  Os símbolos árabes têm exatamente os ângulos dos números que representam. O zero é o primeiro porque não tem ângulo.


A origem dos números

  Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para criar animais.
  A contagem comecou a ser feita usando objetos (como pilhas de pedras) e marcas como aquelas encontradas em ossos. 



   No pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu rebanho. Pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco.
   O primeiro principio que faz nascer a matemática: quantidade.
  O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana.
   As primeiras formas de agricultura de que se tem notícia, foram criadas há cerca de dez mil anos na região que hoje é conhecida como Oriente Médio. A agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de calendário.
   Os árabes descobrem o sistema de numeração decimal. O sistema é decimal porque é composto por 10 símbolos diferentes:

0  1  2  3  4  5  6  7  8  9 

A origem dos números é a inexistência deles. 0 = Origem. 




terça-feira, 21 de agosto de 2012

Iniciando o contato com a Matemática...



  

      Os números fazem parte de nossas vidas diariamente e desde o nosso primeiro contato com o mundo, somos apresentados a diversas formas de se expressar fazendo referências a Matemática, mesmo sem percebermos.           
        Quando alguém se aproxima da criança e diz “que grande sorriso”; quando abre o casaco e conta os botões ou quando diz “que bebê pesado!”;  está compartilhando noções de matemática com a criança.
         Os professores devem explorar as experiências e os cuidados cotidianos de forma a contribuir para a construção do conhecimento lógico-matemático das crianças. Os conceitos matemáticos estão presentes no dia-a-dia, cabendo ao professor transformar situações diárias em fontes de aprendizagem da matemática.
       O trabalho da matemática na infância está fundamentado nas relações da criança com o mundo, as pessoas e os objetos, pela assimilação de suas características e propriedades e as relações que estabelecem entre si (semelhança, diferença, peso, etc.). 
 Quando a criança brinca com formas, quebra-cabeças e caixas que cabem dentro de caixas, está adquirindo uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao colocar contas em um barbante ou colar figuras, desenvolve a noção de seqüência e de ordem. E ao utilizar as palavras “não cabe” e “acabou”, obtém a noção de quantidade. Para que as crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos, o trabalho deve ser baseado no manuseio de materiais concretos. 
       Segundo Piaget as crianças se desenvolvem através do lúdico, ou seja, ela precisa brincar para crescer. Para que a criança possa fazer a construção do conceito dos números no seu processo inicial é importante que se use os jogos de maneira prazerosa e estimulante para a criança, pois os jogos proporcionam o raciocínio e comparações. Exemplos de jogos: boliche, baralho, dominó, tabuleiro etc. Essa construção do conceito dos números também se faz na arrumação da sala de aula e votações onde todos participam. A ludicidade é uma necessidade do ser humano, também é um instrumento muito eficaz no aprendizado e desenvolvimento infantil como um todo.